quarta-feira, março 21, 2007

Uma criança nasceu hoje, cerca das 7h00, numa ambulância dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz (BVFF), ao quilómetro 22 da auto-estrada A14, o segundo nascimento naquelas circunstâncias em 15 dias, disse fonte da corporação.

A 8 de Março, uma menina nasceu de parto normal naquela via, também a bordo de uma ambulância dos BVFF, naquele que foi o primeiro nascimento a caminho de uma unidade hospitalar de Coimbra, após o encerramento, no início de Novembro, do bloco de partos do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF).

Hoje, a ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi activada pelas 6h30 para uma residência, na freguesia de Buarcos, tendo a criança, um rapaz, nascido cerca de meia hora depois, ao quilómetro 22 da A14, no concelho de Montemor-o-Velho.

O parto foi assistido por uma equipa médica de uma viatura do INEM, que seguia junto com a ambulância em direcção a Coimbra, a cerca de 50 quilómetros da Figueira da Foz.

Após o parto, mãe e filho - que se encontram bem, segundo os bombeiros - deram entrada na Maternidade Daniel de Matos, em Coimbra.

O bloco de partos do HDFF fechou a 4 de Novembro por determinação do Ministério da Saúde, decisão que foi contestada pela autarquia e por cidadãos.

A partir do encerramento do bloco de partos e das urgências de obstetrícia e ginecologia do HDFF, as utentes passaram a ser encaminhadas para as maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto, em Coimbra, e para o Hospital de Santo André, em Leiria.

é o nosso destino...
Um povo cigano a nascer na estrada...