domingo, outubro 22, 2006

Crónicas de uma História Mal Contada...

Se só 28% dos Portugueses se querem juntar a Espanha e mais de metade dos Espanhóis querem unir-se a Portugal (ou Portugal unido a Espanha, que resultado final é o mesmo, mas a pergunta formulada de outra maneira - só que para isso era preciso querermos...), por que raio se haveria de chamar Espanha a nova nação, a capital ser Madrid, falarmos espanhol e o diabo a quatro???

Sou só eu, ou eles querem-no mais que nós?

Já que estamos no campo das hipóteses, porque não unirmo-nos à Irlanda ou ao Reino Unido? Temos imensas afinidades (Catolicismo e diversão/boa disposição com uns, a mais antiga aliança do mundo com outros), não temos de aprender outra língua assim por aí além, eles podem vir descansados de férias e podem beber à vontade o vinho do Porto e Xerry... e nós, bem para nós sempre tinha mais vantagens que unirmo-nos a Espanha, a música é melhor, o humor idem, a cerveja tb, as bolachinhas de manteiga e algo mais que não me recordo agora...
Ainda para mais sempre têm o mesmo fuso horário que nós...

Outro ponto a favor disto é o seguinte:
- O País Basco quer sair,
- A Catalunha quer sair,
- A Galiza para lá caminha...
- E nós uniamo-nos????

Tirando esse período negro de interregno -60 anos ou 6,8% do nosso tempo Português (883 anos de sermos Nação)- nunca fomos Espanhóis.
Espanha é nação com 550 anos mais ou menos, nós só uns míseros 10,9% de tempo Espanhol lhes pertencemos, faz já 366 anos que os mandámos dar uma curva.
Castela quis, nunca conseguiu.
Aragão e Navarra eram muito longe.
Leão também nunca quis.

Ao ler o artigo de um senhor catalão no Público de hoje, deu-me raiva.
A posição de superioridade de "Não obrigado" e de todo o artigo deixaram-me vexado...
será que o dito senhor percebeu bem o que quer dizer 28% quererem?
Quem diz não obrigado somos nós...