quinta-feira, julho 05, 2007

Ontem à noite, ao ler os relatos dos concertos de um ainda maior fã de PJ que eu (http://pjportugal.blogspot.com), deu-me um flashback do primeiro concerto deles que fui ver. O da tour No Code, no Dramático de Cascais a 29 de Novembro de 1996.

Acabadinho de entrar para a FCUL, tinha convencido durante o 12º Ano os meus colegas dos Maristas, Eduardo, João e Nuno, a irem ao concerto. Quando lhes falei em ir e que já tinha comprado bilhete, "ah e tal, não conhecemos sequer..." emprestei-lhes o Ten e o Vs que tinha acabado de comprar. Ficaram fans e decidimos ir juntos.
Miúdos de 17-18 anos a irem no comboio para Cascais com os bilhetes escondidos devido a aqueles grupos de amigos do alheio que se divertiam a varrer as carruagens. os famosos arrastões que nunca fizeram as capas dos jornais. lá chegámos à porta depois de compradas as t-shirts e tudo mto bonito e tudo mto excitado e feliz, radiantes mesmo... até que me apercebo que tinha perdido o bilhete e devia ter sido quando comprei a t-shirt do concerto... já mto desgostoso e em estado de choque voltei para trás, com um grupo de amigos incrédulo a ver-me correr rua abaixo sem perceber o porquê de tamanha correria. ao chegar, claro, bilhete nem vê-lo. o choque era tal que só balbuciava o bilhete, o bilhete...
enfim. Eles foram uns queridos e compraram um bilhete no mercado negro (vocês estão lá!) como prenda de anos/natal e de tudo o mais... e lá fomos ao concerto que mais aguardava, desde 1991.
a loucura de os ver em palco, a correria, a multidão rendida, os pulos, o mergulho do eddie para a multidão e a tshirt que desapareceu com ele...
o primeiro tributo as vozes afinadas dos tugas que trauteavam as musicas pelas ruas de cascais à tarde...
o encontro com malta da faculdade que tinha conhecido fazia mto pouco tempo e um concerto inesquecível...

a banda que me viu crescer.