domingo, novembro 19, 2006

Como já estava farto (e na verdade, deprimido) de dizer mal do que fui lendo na última semana, decidi aproveitar o fim de semana (e, diga-se, a companhia) e ir passear.

Assim, sábado fui a Bamberg.

Ah, já ouço os esgares/gritos de espanto...
"Bamberg??? que é isso? que há lá? o que foste lá fazer?"

Passo a explicar:

Bamberg é Património Mundial da Unesco, como a nossa bem romana Évora ou a bem romântica Sintra, a bem típica Baixa do Porto ou o típico templário Convento de Cristo em Tomar. ahhhh, agora sim, faz sentido... não faz muito mais, mas com as imagens pode ser que ajude.


Esta é a Câmara Municipal. Uma ilha no meio do rio. Como era um arcebispado antes (como Salzburgo) e o arcebispo era algo sumítico e não queria ceder terras à plebe para contruírem um local de reuniões, esta decidiu empilhar pedras e madeiras e tudo o mais no meio do rio e criou esta ilha artificial onde depois construiu esta câmara municipal.

Deve ser terra de engenheiros...



(ora vejam lá a parte de fora da câmara)


Esta é uma fotografia da "Klein Venedig", portanto Little Venice (não, a chinatown não fica logo a seguir, nem tão pouco há portoriquenhos no quarteirão atrás, que isto não é N.Y.), que era onde os pescadores viviam anteriormente. Cada casa com um ancoradouro, um jardim à beira-rio, hummm, que nível.
"oh sole mio..."
Há corridas de gôndola durante o festival (verão) e é um corropio de animação...


Este é o palácio da Concórdia... um dia cinzento não deixa ver bem como é bonito, mas faz lembrar Viena, os jardins e o rio a passar ao lado...

Uma outra coisa interessante em Bamberg é algo que é único na Alemanha e talvez único no mundo.
Já ouviram de certeza falar em salmão fumado, chouriço fumado, alheira fumada, queijo fumado, mas aposto que nunca ouviram falar em CERVEJA FUMADA!!!!

Pois é, Bamberg também é famosa pela sua cerveja fumada!!!
Vem em três variedades - stark (forte para o jejum da quaresma), dunkl (preta) e weiss (com levedura a boiar).
Num primeiro contacto não consegui deixar de me rir pois cheirava a chouriço e sabia a chouriço... era saborosa e até gostei depois do riso inicial...

Da próxima vez que assar um chouriço usarei cerveja, para ver se o reverso também é possível...
e daí talvez não...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fiquei com pena... e depois das fotografias, ainda mais...

11:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home