Aurora Boreal...
A primeira e única que vi até hoje foi em Trondheim, num campo cultivado, enquanto esperava um ferry para ir a uma ilha onde há mais gamos e cerdos que pessoas. 499 habitantes, para ser exacto. Ao chegar a essa ilha reparei com surpresa, diga-se, no centro de saúde e no médico de serviço permanente que está ao lado da bilheteira, da farmácia e do supermercado.
Será por isso que a Noruega (a par do Canadá, para descobrir um dos porquês rever "Bowling for Columbine") está no topo do índice de desenvolvimento económico e social? não vale a pena argumentar com "ah e tal têm petróleo...", enfim. É uma perspectiva realmente diferente do funcionamento do aparelho do Estado e da aplicação dos impostos, no serviço prestado às populações.
(claro que também têm problemas sociais (alguns derivados do alcoolismo na juventude) e de integração de minorias. Para além de um problema de luz.
Se Kinshasa é a capital do Lusco-Fusco, a Noruega bem que podia ser a Nação do Lusco-Fusco, pelo menos nos 3 meses de verão, é um pôr do sol permanente).
Quando sair o índice deste ano, acho que teremos vergonha.
1 Comments:
bela foto. :-)
Enviar um comentário
<< Home